quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Bacalhau espiritual



Hoje trago-vos mais um bom prato da cozinha tradicional portuguesa. Bacalhau espiritual. Esta não é a versão original do bacalhau espiritual, cuja receita inicial consistia numa quase espécie de souflé, feito com bacalhau, pão, cenoura, cebola e molho béchamel. A receita original veio de inspiração francesa e foi confeccionada pela primeira vez por volta de 1947 num restaurante no palácio de Queluz chamado " Cozinha Velha" e cuja proprietária era a Condessa Almeida Araújo.

Mas como a cozinha é viva e está em constante mutação, esta receita foi sendo adaptada, modificada e transformada. Existem várias receitas de bacalhau espiritual, umas usam puré de batata, outras pão embebido em leite, são já tantas as variantes que talvez nunca tenhamos provado a versão original.

Esta versão que trago hoje é uma versão que tem sido bastante confeccionada por ser bastante rápida, é assim uma versão bastante contemporânea do Bacalhau espiritual. Deixo a sugestão.


Receita para 2 pessoas
Grau de dificuldade - fácil
Tempo de confecção - 1h

Ingredientes

  • 2 postas de bacalhau
  • 500 ml molho béchamel
  • 1 cebola
  • 1 cenoura
  • azeite e manteiga q.b.
  • 400 g batata palha
  • pão ralado q.b.
  • coentros frescos q.b.
  • 1 carcaça
  • leite q.b.






Confecção

1. Comece por triturar a cebola. Rale a cenoura e desfie o bacalhau em lascas eliminando pele e espinhas.

2. Num tacho aqueça azeite e um pouco de manteiga e junte a cebola e a cenoura e refogue. De seguida junte o bacalhau e cozinhe-o em lume médio por uns minutos, mas sem o deixar secar. Junte de seguida uma carcaça embebida em leite e escorrida. Envolva bem.

3. Junte a batata palha e envolva bem. Por fim junte o molho béchamel, tempere a gosto de sal e pimenta, junte os coentros finamente picados e envolva muito bem.

4. Disponha num tabuleiro de forno e polvilhe com pão ralado. Leve ao forno a 180º C durante cerca de 30 minutos ou até o bacalhau estar alourado. Retire do forno e sirva.

Bom apetite!






Acompanhe esta receita com:








2 comentários:

  1. - Esse bacalhau fica bem em qualquer altura é sempre muito bom !

    ResponderEliminar
  2. Adoro bacalhau espiritual! Já me dá cá uma fomeca de imaginar no meu prato! ;) eheh

    Beijinhos*
    http://marlenesct.blogspot.pt/
    http://dapanelaparaocoracao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.