terça-feira, 13 de setembro de 2011

Calzone de atum, chouriço e cogumelos

Foi a primeira vez que experimentei fazer uma pizza calzone em casa e gostei muito do  resultado. Vem no seguimento da pizza que experimentei fazer com a farinha Branca de Neve para pão branco , receita já aqui publicada.


Receita para  4 pessoas
Grau de dificuldade: Médio
Tempo confecção: 1 hora
Custo total indicativo - 5

Ingredientes


Massa
  • 250 g farinha Branca de Neve para pão branco
  • 1,5 dl água morna

Molho
  • 2 tomates médios maduros
  • 1 cebola média
  • 2 colheres sopa polpa tomate
  • 1 dl azeite
  • 1pitada de sal

 Recheio
  •  1 lata de atum
  • 125 g cogumelos inteiros de lata
  • rodelas de chouriço qb
  • oregãos secos
  • queijo flamengo qb




- Comece por preparar a massa conforme já explicado aqui, bem como o molho.


- Estenda a massa em forma circular e sobre metade da massa coloque o molho de tomate. Cubra com o atum escorrido e desfiado, o chouriço às meias rodelas e os cogumelos inteiros.




- Cubra com as fatias de queijo e salpique a gosto com oregãos.




- Por fim dobre a massa vedando as pontas em sobreposição, mas tendo o cuidado de deixar algumas aberturas para a massa cozer, largando o vapor. Pode optar por fazer uns furos na parte superior da massa com uma faca ou um garfo.



- Coloque então a calzone num tabuleiro forrado com papel vegetal ou de alumínio e leve a forno pré- aquecido, a  200º durante cerca de 40 minutos ou até verificar que a parte de cima da calzone está a ficar alourada.

- Sirva acabada de sair do forno.



12 comentários:

  1. Que delicia, bem que podia ser o meu almoço.
    Maravilha
    beijo

    ResponderEliminar
  2. Ai que saudades que eu já tenho de um calzone destes... está com um aspeto fabuloso.

    ResponderEliminar
  3. Deliciosa,comia agora ao almoço com todo o gosto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Vânia, mais explicadinho não podia ser! Se o meu visse essa calzone nunca mais parava de me tirar o juízo para fazer... ele adora pizzas e toda a restante família! Ficou com bom aspeto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Esta calzone tem um aspecto maravilhoso...

    Parabéns!!

    ResponderEliminar
  6. Deve ser mesmo uma delícia com certeza e ótimo como lanche ou almoço. Boa dica. Abraços, Marta

    ResponderEliminar
  7. Olá, Vânia!Já me tinha ocorrido fazer calzone, mas passar à prática é que são elas...A tua receita está óptima, e feita na máquina de pão torna-se muito prática, vamos ver se ganho coragem!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Bem apetitosos Vânia e já há algum tempo que não como. Vou testar a tua receita e depois digo-te como me saí,


    beijinhos e tem um BOM DIA!!

    ResponderEliminar
  9. Olá!

    Voltei e estou a tentar passar pelos meus blogues preferidos para mandar um bjs e ver as novidades!
    Adorei esta ideia das pizzas calzone! Acho que vou experimentar, porque é muito fácil de fazer!

    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita. Deixe o seu comentário, é sempre bem-vindo a este cantinho. Responderei assim que poder.